Os melhores livros e filmes de moda – Parte 1

Para entender sobre o mundo fashion não basta saber sobre as últimas tendências da primavera/verão. Tem que ter bagagem cultural e estar sempre atualizado “Se posso dar um conselho para quem quer trabalhar com moda e jornalismo de moda é conhecer bem a história das marcas e dos estilistas, das formas das roupas e dos tecidos, e dos principais marcos de cada época. É essa bagagem histórica e cultural que falta hoje nos profissionais do mercado”, diz a jornalista Nathália Fuzaro. E foi ela quem fez, especialmente pro blog, uma seleção de livros e filmes para os interessados no assunto.

Nathália Fuzaro é jornalista da COOL Magazine e criadora do blog Porcinas

Livros

O império do efêmero, Gilles Lipovetsky

Muitas vezes o filósofo compartilha ideias simples com o leitor, mas que nunca pensamos antes, sabe? São exatamente estas que assimilamos mais facilmente e nunca esquecemos, né? Além disso, há muitas informações históricas importantes e relações com valores morais. Para ler e reler.

Moda do século, François Baudot

Faz um panorama da moda contemporânea, explicando os principais períodos dos últimos 100 anos e contando a história dos principais estilistas. Acho importante conhecer as marcas e as circunstâncias que as levaram a ter tal importância hoje antes mesmo de sabermos quanto custa determinada bolsa ou roupa.

Filmes

O diabo veste Prada

Não posso deixar de citá-lo, já que retrata exatamente como muitas pessoas do ramo são. Trabalhar com moda é, claro, muito bacana e glamouroso (em algumas situações). Mas na maior parte do tempo temos que administrar egos e lidar com pessoas deslumbradas que nos julgam pela aparência. Por isso recomendo o filme, para preparar quem quer trabalhar com moda sobre as dificuldades do meio.

O escafandro e a borboleta

Além da fotografia e da história (baseada em fatos reais) do filme serem maravilhosas, acho super pertinente os aspectos morais que a trama aborda:

1. Que as pessoas e os relacionamentos são mais importantes que dinheiro, fama e moda (lembrando que o personagem principal era editor-chefe da Elle francesa);

2. E que devemos batalhar para realizar nossos sonhos, não importa quão impossíveis eles possam parecer ou quão debilitados estejamos.

Foto: blog.cleveland.com

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Livros e Filmes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s