A sociedade do espetáculo de Ronaldo Fraga

O desfile do estilista Ronaldo Fraga em 2009 teve como inspiração o rio São Francisco

Para quem nunca teve a pretensão de ser estilista, Ronaldo Fraga foi longe. Nascido em Belo Horizonte, se lançou na moda “apenas” por saber desenhar.

O namoro do estilista com as roupas começou em uma loja de tecidos. Criava roupas de acordo com as histórias que cada pessoa lhe contava. No final dos anos 80, se inscreveu em um concurso cujo prêmio era uma bolsa de estudos na Parson’s, uma das maiores escolas de moda de Nova York. Resultado: conquistou o prêmio e o título de “Chanel brasileiro”.

Ronaldo Fraga faz parte do seleto grupo de estilistas que consegue vender aquilo que mostra em seus desfiles, se destacando também por suas lojas instaladas na rua, e não em shoppings. Se os “Fashions Weeks” são feitos apenas para expor novas coleções, Ronaldo vai além. Em 2006, homenageou na passarela sua mais antiga costureira – Dona Nilza – que está com ele há 21 anos.

O desfile "Descosturando Nilza" realizado em 2005

A roupa afastada do corpo e a sensualidade são traços marcantes nas coleções de Ronaldo. O desejo de conhecer mais sobre o assunto impulsiona a criatividade, como no caso do desfile inspirado no Rio São Francisco “Eu morria de vontade de entender mais, de viajar, ir até o Rio (…) Aí nasceu a história da coleção”.

Na passarela, cada peça apresentada se torna coadjuvante de um show arquitetado pelo estilista. As críticas podem surgir pelo fato de que, o que deveria ser o mais admirado, é o que mais se ofusca. Em contraponto, apresentar apenas pedaços de pano que serão a febre da próxima estação justifica a fama de que a moda é frívola. Os desfiles-espetáculos de Ronaldo fogem do lugar comum; levam-nos a outra dimensão. Temos a sensação de que fomos inundados por arte.


Fotos: http://juliapetit.com.br/2009/01/page/40/

iesa-rodrigues.blogspot.com

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Mosaico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s