Fast Fashion – A febre!

O conceito de fast fashion surgiu na Europa com intenção de levar ao consumidor as tendências mundiais da moda, com roupas de qualidade – algumas vezes – inferior e preços mais atrativos.  As coleções deste segmento são criadas a partir dos desejos do mercado. Segundo o consultor de moda Enrico Cietta “O que é essencial no fast fashion é o trabalho do consumidor, como no fast food, o cliente trabalha para a empresa. O serviço é rápido não porque é eficiente, mas porque o cliente é envolvido. Quando ele chega ao caixa para pedir um sanduíche, ele já escolheu antes, já decidiu, por isso é ágil. E, depois, ele ainda limpa o restaurante! É focado no trabalho do consumidor. No fast fashion, também é o cliente que decide a coleção”.

No Brasil, marcas como C&A e Riachuelo já aderiram a esse novo nicho de mercado. As lojas agora fazem macrocoleções anuais, reduzindo pela metade o tempo de produção e distribuição do produto.

Miu Miu à esquerda e a "aposta" da Zara à direita

A Zara, queridinha dos compradores ávidos por novidades e uma das precursoras da “moda rápida”, fabrica em média 70 novos produtos por dia. Se o produto faz sucesso, é reproduzido. Caso contrário é rapidamente tirado da coleção.

Em 2006, durante a palestra “A velocidade como estratégia”, feita no Fashion Marketing, Antonio Camuñas – assessor da presidência do grupo Inditex explicou como as cópias da Zara chegam com rapidez as mãos do consumidor. Segundo Camuñas, as cópias, na verdade, são apostas. Enquanto os estilistas levam um ano para produzirem o que mostram nos desfiles, a Zara precisa entregar sua coleção às lojas em 15 dias. O sucesso se dá ao assistir os desfiles e apostar que, uma ou outra peça terá um grande número de vendas.

Foto: http://juliapetit.com.br/home/gatinhos/

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